Sob polêmicas, Conab anuncia novo leilão para arroz importado não adquirido no primeiro lote
As 36,63 mil toneladas de arroz importado não adquiridas nesta quinta-feira (6) serão reofertadas para a compra pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo informa a companhia, o leilão será eletrônico, na modalidade “viva-voz”, com utilização do Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (SISCOE) e com interligação das Bolsas de Cereais, de Mercadorias e/ou de Futuros, e está marcado para ocorrer no próximo dia 13, a partir das 9h.
O arroz, referente à sobra do primeiro lote de 300 mil toneladas, se adquirido desta vez, será destinado para Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. O documento ainda estabelece que o produto deverá ter aspecto, cor, odor e sabor característico de arroz beneficiado polido longo fino tipo 1 e proíbe a aquisição de arroz aromático.
O arroz deve estar acondicionado em embalagem com capacidade de 5kg, transparente e incolor, que permita a perfeita visualização do produto e com logomarca, e os compradores deverão vender o produto exclusivamente para o consumidor final, com preço máximo de R$ 4 o quilo, informa a Conab, ressaltando que a medida está de acordo com medidas provisórias assinadas pelo governo federal, após as enchentes no RS.
Vale lembrar que a aquisição deste arroz tem gerado grande polêmica no país, com a judicialização imposta por parlamentares gaúchos e entidades representativas dos produtores de arroz brasileiros, que discordam do açodamento na compra realizada pelo governo.
Também já começam a surgir denúncias de possíveis irregularidades no primeiro leilão.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook: