desktop_noticias_topo

Parlamentar gaúcho propõe auxílio emergencial ao produtor e empreendedor rural familiar do RS

Já se completam quase 30 dias de calamidade pública no estado e a situação do RS é preocupante.

Para ajudar os gaúchos, nesta terça-feira (28), o vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALRS), deputado Paparico Bacchi, protocolou, o Projeto de Lei 160/2024, que ampara o agricultor familiar e o empreendedor familiar rural, com um auxílio emergencial, a ser fornecido pelo Governo do Estado do RS, no valor de R$ 8 mil.

Serão cinco parcelas de R$ 1.600 mil, aos agricultores familiares, com o objetivo de assegurar condições de subsistência e fomentar a retomada das atividades produtivas rurais.

Além disso, o projeto beneficia e prioriza a mulher que seja agricultora familiar, provedora da família, com o pagamento em parcela única deste auxílio emergencial, já na primeira etapa dos pagamentos.

Segundo o proponente do PL, deputado Paparico Bacchi, a proposta é pontual para mitigar os impactos socioeconômicos da crise climática no RS e dar fôlego para as famílias gaúchas, com a utilização dos recursos específicos para a pauta, pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

“Muitas produtores agrícolas familiares perderam tudo com o desastre climático no RS, que castigou ainda mais os produtores gaúchos, que já estavam assolados pelas últimas estiagens e enchentes do ano passado. Toda produção, colheita e maquinário foram destruídos. Essa medida permitirá que os agricultores familiares possam se reerguer e recomeçar a produção de alimentos necessários ao abastecimento do Estado. Com muita solidariedade e cooperação entre os entes federativos, neste momento de crise, conseguiremos superar esse tenebroso cenário que estamos atravessando no RS”, finalizou o deputado Paparico Bacchi.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários