Lula diz que, se União Europeia não aceitar posição do Brasil, "não tem acordo"


O presidente Lula (PT), que está em seu terceiro mandato no Brasil, estipulou regras para que o governo aceite acordo de comercialização com a União Europeia.
Nesta sexta-feira (2), depois que o Produto Interno Bruto (PIB) do país relativo ao 1º trimestre de 2023 foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anunciando alta de 1,9%; sendo que 1,7 ponto percentual vindo das exportações do agronegócio, Lula declarou que os europeus querem somente que o Brasil compre deles, mas não querem negociar outros termos.
- O que os europeus querem no acordo? Que o Brasil abra as portas para compras governamentais? Ou seja, eles querem que o governo brasileiro compre as coisas estrangeiras ao invés das coisas brasileiras e a gente não vai fazer isso. E, se eles não aceitarem a posição do Brasil, não tem acordo - disparou durante visita a uma fábrica de ônibus elétricos em São Bernardo do Campo (SP).
Lula defendeu a criação e fortalecimento de estatais, disse que a indústria nacional tem que ser reaquecida e que o governo não abdicará de comprar das pequenas e médias empresas nacionais.
- As compras governamentais são instrumento de política industrial que não vamos abrir mão. Vamos demorar um pouco mais para fechar o acordo, tudo bem. Mas, da mesma forma que a França defende de forma fervorosa os seus produtos agrícolas, o seu vinho, vamos defender nossa pequena indústria nessa negociação - destacou.
- Eu adoro que o Brasil participe do comércio mundial. Eu adoro que o Brasil mantenha uma relação com todos os países do mundo, mas, se tratando de negócios, eu prefiro fazer negócio com os brasileiros para fortalecer a indústria nacional - acrescentou.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline