Brasil eleva para 19 o número de casos de gripe aviária. Avicultor, saiba como evitar o vírus! (Assista)


Brasil eleva para 19 o número de casos de gripe aviária. Avicultor, saiba como evitar o vírus! (Assista)
O Ministério da Agricultura e Pecuária do Governo Lula (PT) confirmou, nesta quinta-feira (1º), mais um caso de gripe aviária no Brasil.
O diagnóstico foi feito em um pato da espécie Cairina moschata, na cidade de Pará de Minas, Minas Gerais, um animal que vive do México até a Argentina, estando presente em todo o Brasil.
O Governo mineiro disse que a deteção da H9N2 no pato de vida livre é de baixa patogenicidade e que não tem relação com os outros focos encontrados no país, que são de H5N1 e mais graves.
- Não requer a aplicação de medidas emergenciais e não compromete a condição do Brasil como país livre de IAAP - disse o Mapa em nota, tranquilizando os produtores.
O Ministério confirmou outros seis focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no Brasil, subindo para 19 o número de casos. Todos em aves silvestres.
A influenza A pode infectar outras espécies de animais e até humanos; sendo que no Homem tem baixa letalidade. Porém, nos bichos, e, principalmente, em aves, os diagnósticos geralmente levam à morte.
Pensando nisso, o Incra compartilhou dicas para diagnosticar rapidamente a doença em animais e sugestões para evitar a disseminação do vírus.
Assista:
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline