Consumidores alemães boicotam maior exportadora de morangos do mundo
Os produtores espanhóis de morango tomaram um susto quando souberam que o site de petições online alemão, "Campact", já tinha mais de 150 mil assinaturas pedindo que grandes supermercados do país como Edeka, Lidl e outros parassem de vender frutas vermelhas importadas da província de Huelva, no Sul da Espanha.
O conflito começou quando rumores passaram a ser compartilhados na Alemanha dando conta que os produtores de frutas vermelhas, em especial, os de morango, ficavam em uma região próxima de um santuário selvagem que estaria ameaçado, porque os fazendeiros estariam drenando a água dos lagos para as lavouras.
Os agricultores negam a informação e dizem que as lagoas secam em virtude das mudanças climáticas e das altas temperaturas que atigem o país e causam incêndios gigantescos.
Os produtores argumentam que utilizam técnica de ponta para garantir água para as plantações de forma eficaz e sem desperdício e que as fazendas mais próximas de Donana, o santuário, estão a 35 quilômetros; o que tornaria o trajeto inviável da água.
Os ruralistas chamaram a campanha de "insidiosa" e "prejudicial" à insdústria de morangos e frutas vermelhas.
A província de Huelva é o maior exportador mundial de morangos.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline