Governo pode apoiar nova lei dos defensivos, "se houver adequação à legislação", diz Fávaro


O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse, nesta terça-feira (30), ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), casa para onde o projeto de lei que regras os registros dos defensivos agrícolas deve seguir, que o Governo Lula (PT) poder apoiar a proposta desde que haja alterações no texto.
O tema foi aprovado na Câmara, mas, agora, passará pelo Senado, cuja presidência é aliada do atual governo que, por sua vez, tem sérias restrições quanto ao uso de herbicidas no Brasil.
Fávaro, que já foi presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), minimizou a disputa entre ambientalistas e agricultores e disse que "ninguém é a favor de produtos cancerígenos, que afetem gravemente o meio ambiente".
O ministro ainda negou que o governo esteja planejando barrar a aprovação no Senado e pontuou que, se houver adequação, "o governo apoia".
No início de maio, Fávaro conversou pessoalmente com as ministras da Saúde (Nísia Trindade) e do Meio Ambiente (Marina Silva), pedindo que elas se manifestassem contra o banimento do defensivo carbosulfan, que tem sido debatida a nível global.
O empresário do agronegócio explicou às ministras que esse herbicida é muito utilizado nas lavouras de algodão e que, nesse momento, o mais importante seria evitar "um mal maior", ou seja, a queda drástica na produção.
- Não é um produto 'tarja verde', biodegradável, não é o melhor do mundo, mas está na lista para ser banido. Falei com as ministras e pedi um posicionamento contrário ao banimento, pois temos que pensar no mal menor - explicou, acrescentando que, se o agroquímico for banido, os produtores terão opções ainda mais tóxicas para proteger as lavouras.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline