desktop_noticias_topo

Em SP, Programa Rotas Rurais já cadastrou mais de 310 mil estabelecimentos

Geolocalizar todas as propriedades rurais do estado é o objetivo do Programa Rotas Rurais, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Desde que foi lançada, a iniciativa já cadastrou o endereço de mais de 310 mil estabelecimentos rurais e colocou no mapa mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais.

Durante a Agrishow 2024, os produtores rurais interessados em fazer parte do programa da SAA, podem contar com assistência técnica da equipe de coordenação do Rotas Rurais. Vale destacar que a iniciativa foi premiada pelo Gov Summit 2023 na categoria “Excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública” e também levou o prêmio Eu Esri 2022.

O programa é realizado em parceria com o Google e promove cidadania, infraestrutura, segurança e acesso a serviços pela população do campo. Além do endereço codificado, a plataforma disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos, que permite a localização das rotas de acesso às propriedades, promovendo mobilidade, conectividade, segurança e transformação social.

O principal foco do programa é levar mais mobilidade e, consequentemente, competitividade aos produtores paulistas, como destacou a coordenadora do Rotas Rurais, Priscilla Fagundes. “Trata-se de um programa pioneiro: São Paulo é o primeiro estado do Brasil a endereçar a zona rural, levando assim mais cidadania à população do campo. Estimamos que aproximadamente 2 milhões de residentes da zona rural foram beneficiados pelo programa até agora”, afirma Priscila.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, o Rotas Rurais, além de levar dignidade, possibilita melhor conhecimento do território. “O programa é resultado de uma política pública que aumenta a interação entre produtores e consumidores, fazendo a diferença na vida das pessoas”, afirma Piai.

“Endereçamento não é localização. O nosso diferencial é gerar endereçamento e, mais do que isso, nosso sistema é o único no mundo capaz de rotear. Geramos um hub de dados, o maior do Brasil em agronegócio. Apenas um terço da população mundial tem endereço fixo, por isso, estamos desenvolvendo inteligência artificial para algoritmos realizarem endereçamento”, destaca a coordenadora do Programa, Priscilla Fagundes.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários