Abicom critica falta de transparência na Petrobras e diz que estatal "inviabiliza" operação dos importadores
O presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta quarta-feira (31), criticou a Petrobras por abandonar a política de paridade de preços e disse que a nova forma de cobrança pode prejudicar as refinarias.
- A preocupação é que a Petrobras tenha alguma ação sobre o preço do produto e, com o objetivo de reduzir o impacto para o consumidor, reduza o preço nas refinarias. Isso é muito ruim porque, de fato, afasta ou inviabiliza a operação dos importadores como também causa impacto nos demais produtores de gasolina no mercado nacional - lamentou Araújo.
E acrescentou que a falta de um planejamento correto para a estatal pode gerar instabilidade no setor e desabastecimento:
- A gente não tem hoje só a Petrobras produzindo gasolina, existem refinarias privadas e existem formuladores. Esse risco e falta de transparência na precificação gera falta de previsibilidade e gera insegurança, não só para os importadores, como para os demais produtores de gasolina no mercado nacional. Também pressiona a competitividade do combustível alternativo, que no caso da gasolina é o etanol. Isso é ruim e, no final do dia, pode levar sim a um falta de abastecimento, uma vez que a Petrobras não tem capacidade instalada para atendimento do mercado. No ano passado, em 2022, o Brasil precisou importar em torno de 14% da gasolina que foi consumida
Nesta quinta-feira (1º), o consumidor brasileiro deve sentir forte impacto no preço dos combustíveis; já que o ICMS, imposto estadual que estava com a alíquota limitada em 17% pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), voltou a ser cobrado em até 23% pelos estados o que elevará o valor da gasolina em 22%.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline