desktop_noticias_topo

Elon Musk firma parceria com gigante mundial dos tratores

A notícia foi publicada pelo site Compre Rural e revela uma importante parceria que está sendo acordada entre multinacional fabricante de máquinas agrícolas, John Deere e o empresário Elon Musk.

Como era de se imaginar, a proposta inclui grandes investimentos e implementação de tecnologias de ponta em conectividade, e que podem impactar significativamente a produção de alimentos também no Brasil, líder do segmento no planeta.

Segundo a reportagem, a parceria envolve a rede de satélites de Musk:

"A parceria estratégica entre essas duas gigantes visa aumentar a eficiência na agricultura, focando principalmente nas áreas rurais com acesso limitado à internet. Isso será possível através da integração do serviço de internet via satélite Starlink, da SpaceX, com as máquinas agrícolas produzidas pela John Deere, transformando a forma como a agricultura é conduzida em locais remotos".

O anúncio foi feito oficialmente pela direção da empresa de tratores:

"A Deere Company, mais conhecida como John Deere, divulgou recentemente a formalização de uma parceria com a SpaceX, empresa liderada pelo empresário Elon Musk, com o objetivo de disponibilizar serviços de conectividade via satélite (SATCOM) para o setor agrícola. Por meio da utilização da rede Starlink, que é referência no mercado, os agricultores que sofrem com problemas de conectividade nas áreas rurais poderão acessar de forma plena as tecnologias de agricultura de precisão".

Ainda segundo a publicação, esse acordo possibilitará aos clientes da John Deere aumentar a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade de suas atividades agrícolas, enquanto continuam a suprir suas comunidades e o mundo com alimentos, combustíveis e fibras, contribuindo para o sustento de uma população mundial em expansão.

“O valor da conectividade para os agricultores é mais abrangente do que qualquer ação individual já realizada. A conectividade desbloqueia enormes oportunidades que antes eram limitadas ou estavam indisponíveis”, afirmou durante o anúncio Aaron Wetzel, vice-presidente de sistemas de produção e agricultura de precisão da John Deere.
“Por exemplo, ao longo de todo o ano, os agricultores precisam concluir tarefas em janelas de tempo muito curtas. Esta dinâmica exige a execução de etapas de produção extremamente precisas, paralelamente à coordenação entre as máquinas e o gerenciamento do seu desempenho. Cada uma dessas áreas é aprimorada pela conectividade, o que torna toda a operação mais eficiente, eficaz e rentável”, completa.

O impacto da implementação do sistema de conectividade utilizando a rede de satélites de Musk tem impacto até mesmo em países com os Estados Unidos, onde aproximadamente 30% dessas áreas têm acesso limitado à internet, mas terá um efeito positivo ainda maior em um país como o Brasil, que apesar de ser lider na produção de alimentos e contar com sistemas e equipamentos de alta tecnologia no campo, sofre com mais de 70% das áreas rurais com dificuldade de acesso á internet.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Fonte: comprerural.com

Mostrar comentários