Feiras e eventos do agronegócio crescem 400% e já movimentam R$ 25,4 bilhões por ano
O agronegócio é um dos setores mais fortes da economia do Brasil. Esse mercado investe pesado em tecnologia, ciência e informação.
Além de ser um grupo unido e sólido, os agricultores brasileiros há tempos mostram para o país por que os encontros do setor não geram apenas bilhões em negócios por ano, eles alimentam uma imensa cadeia de produtores e de tendências para o mercado.
Para se ter uma ideia do crescimento vertiginoso de feiras e eventos do agronegócio brasileiro, em dois anos (de 2020 a 2022), esse ramo cresceu 400%, segundo apontam os dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape). Foram R$ 75,4 bilhões em consumo, R$ 4,65 bi em impostos federais, abocanhou cerca de 4,32% do PIB no ano passado e ainda gerou 2 milhões de empregos pelo país.
Quer mais?
Somente as principais feiras agrícolas do Brasil arrecadam, aproximadamente, R$ 25,4 bilhões por ano.
Entre as mais prestigiadas do país, estão a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), que, este ano, fechou um total de R$ 13,290 bilhões em negócios; 9,5% a mais que a edição de 2022. Depois, vêm a Expointer (Esteio-RS); Expodireto Cotrijal (Não Me Toque-RS); Bahia Farm Show (Luís Eduardo Magalhães-Bahia) e Tecnoshow (Rio Verde-Goiás).
Mais do que conhecer gente e estar presente nos eventos, é a oportunidade perfeita para as empresas negociarem mesmo, atraírem o público especializado para o seu segmento e fechar parcerias comerciais duradouras. Se esses pilares forem equalizados, o crescimento é certo.
- O calendário nacional de eventos corporativos no ano passado apresentou um aumento de 160% em relação ao ano anterior. Para esse ano, a expectativa é de que mais de 4 mil feiras, congressos e cerimônias profissionais aconteçam no Brasil. Para o agro, o crescimento vem da necessidade de entendermos a importância do setor para o mundo. Precisamos de soluções sustentáveis e o agro sempre se mostrou promissor quanto a isso - explica Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience, agência de live marketing.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline