Em Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul a ocorrência de chuvas com volumes de precipitação muito elevados tem causado problemas para o rizicultor da região. A preocupação aumentou nos últimos dias com os alagamentos nos campos e a apreensão com as novas previsões de chuva forte para a Região.
Elisa Patella, é produtora na região e conta que nos últimos dias choveu bastante no município impactando algumas lavouras e levando muitos rizicultores para o campo para tentar escoar o volume de chuva acumulado dentro das lavouras. Veja no vídeo:
“Naturalmente, em sua fase inicial é comum ver a lavoura de arroz cheia de água. Porém, neste momento onde a maioria das lavouras se encontram em fase de maturação ( bem maduras) e, já apresenta dobra de haste não há necessidade do arroz estar sob uma lâmina de água a ponto de ficar submerso. Na verdade, neste momento onde algumas localidades já começam a ser colhidas seria prejudicial tanto volume de água no campo e até levar a uma perda total da produção”, explica Patella.
"Na última quinta-feira (04/04), peguei o carro e fui monitorar as lavouras e o que observei nas áreas agrícolas foi uma correria dos produtores vizinhos para retirar com ajuda de bombas todo o excesso de água dentro das lavouras”, comenta a rizicultora.
“O problema é quando o volume de chuva é muito elevado. Isso acaba enchendo as áreas e o nível da água pode atingir as espigas. Se não drenar a água é alta a chance de perder toda a produção”, diz preocupada a produtora.
A chuva que está sendo registrada pela passagem da frente fria no Rio Grande do Sul pode impactar a colheita do arroz e atrasar os trabalhos no campo.
Veja o vídeo:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: Agroclima