desktop_noticias_topo

Abates de bovinos poderão ser recorde, diz Rabobank

Os abates de bovinos no Brasil no primeiro trimestre poderão registrar o maior número já contabilizado para o período, superando o recorde no primeiro trimestre de 2014, em cenário de forte demanda externa por carne bovina e queda sazonal do consumo no mercado doméstico, segundo recente relatório do Rabobank.

A redução sazonal no consumo doméstico de carne bovina, que absorve cerca de 70% da produção nacional, tem resultado em oferta acima da demanda. Esse cenário pressionou preços do boi gordo no mercado futuro e corroborou para a antecipação dos abates como estratégia para reduzir custos e conseguir melhores preços frente aos frigoríficos.

“Dessa forma, os abates no primeiro trimestre de 2024 podem ser recordes em comparação com o mesmo período de 2014, o maior volume até então”, disse o Rabobank.

No segundo trimestre, o Rabobank espera uma desaceleração nos abates de fêmeas, mas a oferta de gado deve continuar elevada devido a “quantidades ainda importantes” de abates de machos.

No mercado externo, o banco disse que as recentes habilitações pela China de 24 plantas brasileiras para exportação de carne bovina consolidam o Brasil como o maior fornecedor da proteína ao país asiático e reforçam o cenário de dependência mútua entre os dois mercados.

A carne bovina brasileira representou 43% do total da proteína importada pela China em 2023. Após as recentes habilitações, o Brasil tem agora 65 plantas habilitadas a exportar carne bovina ao país.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Fonte: Carnetec

Mostrar comentários