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Gigante chinesa supera valor de mercado de GM e Ford após lançar carro elétrico

A notícia divulgada pelo canal especializado em finanças e 'comparação de riquezas', Forbes, revela algo absolutamente impensável alguns anos atrás, principalmente quando essa comparação envolve uma empresa da China, com poucos anos de vida e as tradicionais e gigantescas indústrias de automóveis dos Estados Unidos.

Mas o fato é que as ações do grupo chinês de eletrônicos Xiaomi - até então mais conhecidos mundialmente por seus produtos na linha de telefonia celular e acessórios do mesmo segmento, acabaram de subir 16% nesta terça-feira (2), depois que a companhia lançou na semana passada um carro elétrico.

Assim, "as ações da Xiomi atingiram o maior valor desde janeiro de 2022 no primeiro dia de negociação desde o lançamento na última quinta-feira do primeiro carro da companhia, que segue o estilo da Porsche. As ações perderam parte da força mais para o final da sessão, mas encerraram com salto de 9%, o que elevou o valor de mercado da empresa em US$ 4 bilhões (R$ 20 bilhões)", relata a Forbes.

Na máxima do dia, a Xiaomi teve uma avaliação de US$ 55 bilhões (R$ 277 bilhões) – maior do que a das tradicionais montadoras norte-americanas General Motors e Ford, com valores de mercado de US$ 52 bilhões (R$ 262 bilhões) e US$ 53 bilhões (R$ 267 bilhões), respectivamente.

O SU7 lançando pela Xiaomi – abreviação de Speed Ultra 7 – entra em um mercado de veículos elétricos lotado na China com um preço que chama a atenção – menos de US$ 30 mil (R$ 151 mil) para o modelo básico, mais barato que o Model 3 da Tesla na China.

Segundo a Xiaomi, cujas finanças são consideradas mais sólidas do que a da maioria de suas concorrentes no setor de carros elétricos, no qual acaba de se aventurar, os potenciais compradores do sedã podem enfrentar tempos de espera de quatro a sete meses para receberem o carro, em um sinal de demanda robusta.

Na última sexta-feira, a empresa informou que havia recebido 90 mil encomendas antecipadas do veículo nas primeiras 24 horas de vendas.

A Xiaomi, que obtém a maior parte de sua receita de US$ 37,5 bilhões (R$ 186 bilhões) com a venda de smartphones, já produziu 5 mil unidades do SU7.

O lançamento do SU7 cumpre a ambição de Lei, que anunciou a incursão da empresa nos veículos elétricos em 2021, prometendo investir 10 bilhões de dólares no setor automotivo como “o último grande projeto empresarial” de sua vida.

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Fonte: Com informações da Forbes

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