Governo de SP quer investir R$ 50 milhões para nova fábrica de fertilizantes


O Brasil é o maior importador global de fertilizantes. Em janeiro de 2024, o volume importado foi o maior dos últimos 5 anos, com um total de 2,77 milhões de toneladas, segundo o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De olho nestes dados, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, se reuniu com o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, e com o sócio-diretor da Equilíbrio Fertilizantes em SP, Clayton Mônaco Freitas, para discutir um investimento de R$ 50 milhões para produção de fertilizantes no município.
"Queremos mais empresas nacionais produzindo fertilizantes e vamos incentivar a todos que quiserem investir em São Paulo”, ressaltou o secretário Guilherme Piai.
O município de Itapetininga, na Região Metropolitana de Sorocaba, é o que apresenta a maior produtividade de soja no Brasil, e representa quase 30% da produção paulista do grão com mais de 1,2 milhão de toneladas produzidas em 296.685 hectares, com rendimento de 4,1 toneladas por hectare. Os dados são do IBGE de 2021. A fertilidade do solo da cidade explica-se pela diversificação de culturas agrícolas.
Quando em funcionamento, a nova fábrica de fertilizantes de Itapetininta estima gerar aroximadamente 400 empregos, diretos e indiretos.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: Secretaria de Agricultura de SP