22ª Expoagro Afubra é aberta com destaque para inovação e boas práticas no campo
A inovação e a incorporação de novas práticas no campo foram destaques na fala do vice-governador Gabriel Souza durante a abertura da 22ª Expoagro Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), realizada na manhã desta terça (19/3) em Rio Pardo.
Ele também pontuou a importância dos produtores de tabaco para geração de emprego e renda e reforçou o compromisso do governo do Estado com o setor. A edição deste ano da feira têm como foco a diversificação aliada com tecnologia e inovação.
“Quando se fala em tabaco, temos que ressaltar a proteção da produção, com boas práticas e inovação. Por isso, pela primeira vez na história, tivemos representação do governo na Convenção Quadro, no Panamá, para a defesa da produção de tabaco. Sabemos da importância do setor para nossa economia”,
afirmou Gabriel, referindo-se à presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, na 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), realizada em fevereiro na Cidade no Panamá.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de tabaco do Brasil, com mais de 70 mil agricultores familiares trabalhando no setor. Além disso, o tabaco e seus derivados ocupam a terceira posição na exportação do agronegócio gaúcho.
O presidente da Afubra, Marcílio Drescher, lembrou que a feira é a maior do Estado voltada para a agricultura familiar e que tem a expectativa de movimentar mais de R$ 400 milhões em negócios este ano.
“Esperamos que a Expoagro seja mais uma ação que demonstra a importância e a resistência dos produtores gaúchos”, frisou.
Também estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e o secretário adjunto de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Marcio Madalena.
Pavilhão da agricultura familiar
O Pavilhão da Agricultura Familiar foi inaugurado logo na sequência do ato de abertura - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG
O espaço possui 216 empreendimentos, dos quais 115 são liderados por mulheres e 50 por jovens. O local conta com expositores de 110 municípios do Rio Grande do Sul, dos quais 40 estão pela primeira vez na feira. Em 2024, são 167 empreendimentos dedicados à agroindústria familiar e 49 ao artesanato, às flores e às plantas.
O pavilhão possui 3.480 metros quadrados e recebeu melhorias para suprir as demandas de atendimentos e funcionamento nos quatro dias de feira, principalmente na infraestrutura ligada à energia elétrica. O aporte da Secretaria de Desenvolvimento Rural para o espaço foi de R$ 200 mil.
As agroindústrias participantes do Pavilhão da Agricultura Familiar da 22ª Expoagro Afubra fazem parte do Programa Estadual da Agricultura Familiar (Peaf), coordenado pela SDR e executado pela Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar).
Por meio do Peaf, a participação dos produtores nos mercados institucionais é estimulada. São oferecidos serviços de orientação e suporte técnico para regularização sanitária e ambiental e disponibilizados os espaços de comercialização, como é o caso das feiras regionais e estaduais.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline
Fonte: Seapi-RS