desktop_noticias_topo

Afetados pelo clima e risco de pragas, produtores iniciam colheita 'precoce' da soja no RS

Na região de Soledade, os produtores iniciaram a colheita de cultivares superprecoces, abrangendo aproximadamente 3% da área plantada. Relatos indicam produtividades médias entre 3.600 e 4.200 kg/ha em lavouras bem conduzidas e sem restrição hídrica. 

No entanto, algumas áreas apresentam rendimentos abaixo da média devido a problemas de manejo de solo e doenças, especialmente aquelas que surgiram antes da estiagem e foram difíceis de controlar durante o período seco. Essa situação também afeta lavouras de outros ciclos de produção.

Na região de Santa Rosa, as chuvas ocorridas, nas últimas três semanas, resultaram em melhoria significativa no aspecto visual das lavouras. A maioria das lavouras no estágio de enchimento de grãos (65%) se beneficiou dessas precipitações recentes. Cerca de 21% das lavouras encontram-se em fase de maturação, e a colheita deverá ser realizada ainda em março.

Em Santa Maria, 16% das lavouras estão em fase de floração, 64% em enchimento de grão, 16% em maturação fisiológica e 4% colhidas. A regularidade das chuvas, garante umidade satisfatória no solo para o término do ciclo na maioria das áreas.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Agroclima

Mostrar comentários