A forte massa de ar quente sobre o Rio Grande do Sul, atuando entre Santa Catarina e o Paraná, até este sábado (16) causou o aumento da umidade.
Com isso, novas áreas de instabilidade se deslocarão da fronteira do Uruguai, atingindo o Rio Grande do Sul a partir do final da tarde e no decorrer da sexta-feira (15), provocando pancadas de chuva com trovoadas, rajadas de vento acima dos 70 km/h e possibilidade de queda de granizo (figura 1a).
As condições de tempo severo persistem até a próxima quarta-feira (20), com acumulados significativos de chuva, que podem superar os 200 milímetros (mm) em áreas do centro e oeste do Rio Grande do Sul e acima dos 100 milímetros (mm) nas demais áreas do estado e entre Santa Catarina e o Paraná ( figura 1b).
A partir de quarta-feira (20), uma frente fria deve reforçar as áreas de chuva e uma massa de ar frio, atrás desta frente, deve provocar o declínio nas temperaturas, especialmente ao longo da quinta-feira (21).
Temperatura
Ao longo desta sexta-feira (15), as temperaturas máximas entram em declínio na maior parte do Rio Grande do Sul, devido ao aumento da nebulosidade e das chuvas, embora continue a sensação de tempo abafado.
Este padrão, será observado entre Santa Catarina e o Paraná a partir de domingo (17). Com a queda das temperaturas máximas, no fim de semana, a onda de calor chega ao fim (figura 2a e 2b).
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline