desktop_noticias_topo

Plano Nacional de Fertilizantes tem primeira fábrica inaugurada no Brasil

Lançado em março de 2022, no governo Jair Bolsonaro (PL), o Plano Nacional de Fertilizantes começou a sair do papel nesta 4ª feira (13.mar.2024) com o início da operação da 1ª nova fábrica do insumo desde a sua implantação. noticiou o site Poder 360.

Confira:

A nova fábrica deve aumentar em 15% a produção nacional de fertilizantes fosfatados quando estiver totalmente em operação. Trata-se de um insumo químico fundamental para o crescimento das plantas, sendo um dos 3 principais tipos ao lado dos nitrogenados e potássicos.

O projeto de mineração foi comprado em 2021 por US$ 450 milhões da norueguesa Yara Fertilizantes. A obra foi retomada em julho de 2022 pela suíça EuroChem, que investiu cerca de US$ 500 milhões para concluir o empreendimento.

Essa será a 1ª unidade de mineração e fabricação integral de fertilizantes do Grupo EuroChem fora da Europa. A companhia já opera no Brasil com 21 misturadoras (12 que foram compradas da Heringer e 9 da Fertilizantes Tocantins), que são plantas que misturam as matérias-primas recebidas para distribuição regional.

O novo complexo inclui uma mina de fosfato, fábricas de insumos e unidade misturadora com capacidade de produção de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano. A planta foi erguida no município de Serra do Salitre (MG), na região do Triângulo Mineiro, e será voltada 100% para o atendimento do mercado nacional.

O plano tem como objetivo central aumentar a produção brasileira de fertilizantes em 50% até 2050. Atualmente, mais de 87% dos fertilizantes usados pela agricultura são importados. A meta é chegar até a metade do século com uma produção nacional capaz de atender de 45% a 50% da demanda interna, além de criar oportunidades e empregos para os brasileiros.

Lula compareceu à inauguração

Segundo a publicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da inauguração e defendeu a aceleração do plano nacional e novas fábricas nacionais de fertilizantes. Lula também estaria, ensaiado uma aproximação com o agronegócio.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Poder 360

Mostrar comentários