desktop_noticias_topo

Instituto prevê onda de calor em todo o país nos próximos 10 dias

Uma onda de calor muito intensa e prolongada afetará o Brasil nos últimos dias do verão de 2024.

Isso porque uma bolha de calor vai se instalar sobre o Norte da Argentina e o Paraguai com temperatura muito alta em vários estados do Brasil, segundo previsão do Instituto de Meteorologia MetSul.

Os últimos dias da estação vão se dar com temperatura muito acima da média em parte do país com marcas nos termômetros até 10ºC acima do que é normal para esta época do ano, potencialmente estabelecendo alguns recordes históricos para março. 

O período de calor excessivo será prolongado em vários estados, uma vez que vai se estabelecer um bloqueio atmosférico que vai impedir o avanço de frentes frias, levando à sequência de muitos dias seguidos de temperatura acima a muito acima das médias históricas. 

Sul

Pela proximidade da Argentina e do Paraguai, os três estados do Sul serão afetados pela onda de calor com temperatura muito acima dos padrões históricos de março durante esta semana. 

O Oeste da região, em especial, terá calor mais excessivo, mas marcas por demais elevadas também devem ser esperadas em outras áreas dos três estados. 

No Rio Grande do Sul, o calor ganha força principalmente a partir da terça-feira com máximas generalizadas acima de 30ºC. Os dias mais quentes devem ser a quarta e a quinta. Máximas de 37ºC a 39ºC podem ocorrer no Oeste, no Noroeste e nos vales. Mesmo a Serra não deve escapar do calorão com registros de 33ºC a 34ºC na quinta. 

Em Santa Catarina, o período muito quente começa nesta semana e vai persistir durante a semana que vem. Máximas ao redor de 40ºC, por exemplo, podem ocorrer no Sul do estado e na fronteira com a Argentina no Oeste no final desta semana. O momento inicial da onda de calor em Santa Catarina será com tempo mais seco, favorecendo máximas mais extremas, mas no próximo fim de semana e durante a semana que vem o padrão muda. A atmosfera seguirá muito quente, mas com umidade. Isso vai trazer dias extremamente abafados, noites muito quentes e episódios de chuva que isoladamente terão volumes excessivos com tempestades de vento e granizo.

No Paraná, a temperatura estará acima da média em todas as regiões por muitos dias com calor excessivo em diferentes cidades até o final do verão no dia 20. A temperatura se elevará muito ao longo da semana com máximas ao redor de 40ºC no Oeste, na área de Foz do Iguaçu e outras cidades. No começo da semana que vem, com ar ainda muito quente e maior umidade, chuva – isoladamente intensa- e temporais começam a ficar mais frequentes

Centro Oeste

O Mato Grosso do Sul deve ser o estado mais impactado pela bolha de calor sobre o Paraguai. Máximas acima de 37ºC devem ser esperadas em grande parte das cidades com marcas ao redor e acima de 40ºC em algumas até o fim do verão. Na fronteira com o Paraguai e a Bolívia, em especial na região do Pantanal, o calor será mais intenso com máximas que em alguns pontos passam dos 40ºC. O calor excessivo deve se estender ao Sudoeste do Mato Grosso e a parte de Goiás, especialmente o Sul do estado goiano. 

Sudeste

A região mais populosa do Brasil também sofrerá os impactos desta onda de calor. O interior de São Paulo, que experimenta um verão muito quente, terminará a estação com calor intenso. A temperatura se eleva gradualmente nos próximos dias coma as máximas mais elevadas a partir da segunda metade da semana, quando registros acima de 35ºC serão comuns em grande parte da cidades com máximas ao redor de 40ºC em algumas.

Na cidade de São Paulo, a bolha de calor fará com que a chuva seja mais escassa durante os próximos dez dias com predomínio do tempo firme, O calor na capital paulista deverá persistir praticamente até quase o final do verão. A partir do final desta semana, o aquecimento se acentua com dias seguidos com marcas ao redor e acima de 35ºC. 

Em Belo Horizonte, o período de 15 a 20 de março deve ser especialmente quente com precipitações muito menos frequentes. 

No Rio de Janeiro, igualmente, o período de 15 a 20 de março deve ser de calor intenso a excessivo. A cidade do Rio de Janeiro enfrentará tardes de calor extremo para março com máximas perto e acima dos 40ºC por vários dias. As noites também devem ser muito quentes na capital fluminense.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: MetSul.com

Mostrar comentários