desktop_noticias_topo

Programa da JBS transforma 26 milhões de litros de óleo de cozinha usados em biodiesel

Com o intuito de promover a educação ambiental e incentivar a economia circular, o programa Óleo Amigo, criado pela Biopower, empresa da JBS produtora de biodiesel, cresceu quase 15% em 2023, com a coleta de 4,5 milhões de litros de óleo de cozinha, informou a companhia na sexta-feira (1º).

Em cerca de oito anos de existência do programa, já foram coletados mais de 26 milhões de litros de óleo, que foram transformados em biocombustível. Com a iniciativa, mais de 650 bilhões de litros de água foram preservados, o equivalente a 260 mil piscinas olímpicas.

O programa Óleo Amigo atualmente tem atividades centralizadas em Lins (SP) e em Curitiba (PR), mas alcança um total 87 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com potencial de promover uma conscientização ambiental para mais de 10 milhões de pessoas nestas regiões.

O programa, que conta com o apoio das prefeituras locais em Lins e Curitiba, contribui para que o óleo usado não seja descartado de maneira incorreta, como em pias ou no solo, por exemplo. Em vez disso, se torne uma das matérias-primas para obtenção de biodiesel. Ao todo, mais de 550 estabelecimentos comerciais já forneceram óleo para a iniciativa.

As coletas são feitas de forma agendada, com caminhões e carros da empresa, em bares, restaurantes, escolas e outros locais geradores de óleo. O produto recolhido passa por análises, acompanhadas de auditores, nas quais é verificado se o óleo atende aos parâmetros de acidez, impureza e umidade para a produção de biodiesel.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Imprensa  / JBS

Mostrar comentários