desktop_noticias_topo

Campanha é lançada, após confirmação de novos focos de gripe aviária

O Brasil registrou três novos focos de influenza aviária de alta patogenicidade em aves silvestres em fevereiro após 45 dias sem confirmar caso algum da doença, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

No último dia 2 de fevereiro, um foco foi registrado em ave trinta-réis-boreal em Itapemirim, no Espírito Santo. Em 9 de fevereiro, um outro foco na mesma espécie de ave foi confirmado em Macaé, no Rio de Janeiro. No dia 10 de fevereiro, o Mapa confirmou foco em ave caraúna em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Antes desses focos, o último havia sido registrado em 18 de dezembro de 2023.

Dados do Mapa mostram que 151 focos de gripe aviária já foram registrados em animais silvestres e três em aves de subsistência no Brasil desde o primeiro caso confirmado em 15 de maio de 2023.

O país continua livre de gripe aviária em aves do setor produtivo.

Campanha

O Mapa lançou no último dia 10 de fevereiro uma campanha publicitária em rede nacional destacando ações para reforçar medidas de combate à gripe aviária, incluindo evitar contato direto com aves silvestres e mamíferos marinhos doentes ou mortos.

A campanha, que tem duração prevista de dois meses, convida a população a aderir às medidas preventivas, contribuindo para a identificação precoce de focos e a prevenção da circulação do vírus entre diferentes espécies de aves.

A campanha está prevista para ser veiculada em comerciais de TV, redes sociais, publicidade em áreas urbanas, rádio e anúncios em revistas e jornais, segundo nota divulgada pelo Mapa na sexta-feira (16).

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários