Os abates de bovinos em Mato Grosso em janeiro atingiram o recorde de 615,13 mil cabeças, alta de 19,4% ante dezembro, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) citando dados do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).
Essa foi a maior quantidade de gado abatido em um mês desde 2003, sustentada pela maior presença de fêmeas nas indústrias, as quais tiveram participação de 50,15% sobre o total abatido em Mato Grosso.
Altas mensais acima de 18% no volume de animais abatidos em MT, no comparativo de janeiro ante dezembro, ocorreram apenas seis vezes nos últimos 22 anos.
“O aumento nos abates foi influenciado pela perda na qualidade das pastagens do estado, que fez com que os pecuaristas intensificassem o envio dos animais mais pesados para as indústrias no período analisado”, disse o Imea em relatório divulgado nesta semana.
O ritmo de abates de bovinos em Mato Grosso tem sido forte desde o ano passado. Em 2023, o estado abateu o maior número de bovinos já registrado em sua série histórica, de 6,16 milhões de cabeças, aumento de 23,5% em relação a 2022.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline
Fonte: Carnetec