Cebola argentina começa a chegar ao Brasil, mas qualidade ainda é considerada ruim
A região fronteiriça de Porto Xavier (RS) recebeu um volume ainda pequeno de cebolas importadas vindo da Argentina durante esta semana (05 a 09/02).
Colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram que os bulbos argentinos estão chegando em variedade e qualidade bastante diversas: em maior parte, a hortaliça está bastante danificada e com visual aquém do esperado.
As cebolas do país vizinho, em geral, não estão curadas e não são as sintéticas “14”, com as quais o mercado brasileiro está acostumado.
Porém, importadores afirmam que mais para o final do mês a tendência é de cebolas de melhor padrão chegarem ao Brasil.
Apesar do grande volume da safra argentina ser concentrada no mês de março (lacuna de oferta da safra brasileira), este ano com a safra do Sul oferecendo um menor volume, as importações começaram antes para suprir a baixa oferta e também como estratégia de mercado para aumentar a concorrência nacional (“spot”).
Assim, os preços ficaram em R$ 82,50/sc de 20 kg para a cebola vermelha argentina em Porto Xavier. Até o momento, importadores relataram que o mercado importador neste início está inflacionado.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline
Fonte: hfbrasil.org.br