desktop_noticias_topo

Chuvas colaboram para umidade do solo no Nordeste e Sudeste

Conforme previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em janeiro deste ano, a ocorrência de chuva acima da média em parte das regiões Nordeste e Sudeste do País melhorou o armazenamento de água no solo, principalmente entre o norte de Minas Gerais e áreas do estado da Bahia. 

De acordo com a figura (abaixo), o armazenamento na região estava abaixo de 30% (tons em vermelho e laranja nos mapas) em dezembro. No mês seguinte, o valor ficou próximo de 100% (tons em azul nos mapas) em grande parte da região, diminuindo o grau de severidade e a extensão da área atingida pela seca.

O aumento considerável de água no solo ajudou, mesmo que de forma pontual, municípios brasileiros que apresentavam baixa condição de armazenamento entre novembro e dezembro e contribuiu para o setor da agricultura.

Algumas cidades tiveram volumes bastante expressivos de chuva, como Vitória da Conquista (BA), que registrou 397,5 milímetros (mm) em janeiro, sendo que a média histórica para o período é de 96,3 mm. Já no município da Barra (BA), o valor chegou a 390,8 mm, com média de 112,7 mm. Em Minas Gerais, a cidade de Salinas teve 333,2 mm, sendo que a média é de 112,2 mm. Em Petrolina (PE), também choveu o dobro da média do mês.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários