desktop_noticias_topo

Deputado chama defesa de Lewandoswki sobre MST "contraditória" e protocola requerimento para convocar ex-ministro em CPI

O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) apresentou pedido, na sexta-feira (19), para que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, compareça à audiência da CPI do MST, que pretende investigar de onde vêm os recursos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra que leva milhares de pessoas em ônibus fretados e com todas as despesas pagas para invadir terras agrícolas de todo o país.

Prestes a se aposentar do cargo, em fevereiro deste ano, Lewandowski, que foi indicado ao STF em março de 2006 por Lula (PT), participou de um evento do MST, que é uma organização social ligada ao petismo, e destacou que ser favorável à atuação do grupo de invasores e também citou outros temas.

A declaração polêmica do ex-magistrado foi considerada "equivocada e contraditória" por Gaspar e o apoio público de autoridades e artistas é visto como uma validação ao grupo de terroristas que ocupa propriedades privadas do país. De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, já foram 56 ações, de janeiro a abril deste ano.

- Foi, para dizer o mínimo, contraditório zelar pela garantia constitucional do direito à propriedade (enquanto ministro do STF) e se irmanar em evento de organização, cujos coordenadores, que tem por objetivo a invasão de propriedade privada - censurou o deputado.

O colegiado foi instalado no dia 17 de maio, depois que o MST e a Frente Nacional Luta Campo e Cidade (FNL) já tinham realizado várias invasões sob a inércia do Governo Federal. Agora, a Comissão, que tem como relator o ex-Ministro do Meio Ambiente do Governo Bolsonaro, o advogado Ricardo Salles (PL-SP), pretende investigar com uma "lupa" as atividades e a origem dos recursos desse movimento social.

Os debates já iniciaram bem acalorados, mas a CPI tem até o dia 28 de setembro para concluir os trabalhos.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários