desktop_noticias_topo

Com baixíssima aprovação, cadastramento Ambiental Rural terá força tarefa

Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, decdiram criar uma espécie de Força-Tarefa para acelerar os processos de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O objetivo é aprimorar o sistema e torná-lo mais efetivo e ágil, após a constatação de que menos de 1% dos cadastros registrados estão aprovados.

A análise dos dados declarados por meio do CAR é de responsabilidade do Estado. A proposta agora é fazer com que esse número avance.

Instituído legalmente pelo Código Florestal, em 2014, o CAR é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e deve ser feito, preferencialmente, nos órgãos ambientais municipais ou estaduais. O sistema consiste numa base de dados estratégica para o controle, monitoramento, combate ao desmatamento e planejamento ambiental econômico.

Em outubro do ano passado, a gestão do CAR ficou sob a responsabilidade da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Com informações do Mapa

Mostrar comentários