Agronegócio brasileiro bate recorde de exportações no 1º quadrimestre de 2023


O agro brasileiro bateu outro recorde e conseguiu exportar o equivalente a US$ 50,6 bilhões somente nos primeiros quatro meses deste ano.
O Ministério da Agricultura informou que os embarques avançaram 4,3%, se comparados ao mesmo período do ano passado e que o crescimento é em virtude da quantidade exportada, que também subiu 2,3%.
As principais commodities exportadas, milho e soja, puxaram esse crescimento com resultados expressivos na quantidade exportada de 6,05 milhões de toneladas e 1,05 milhões de toneladas, respectivamente.
Além dos grãos, carne de frango e suína, celulose e etanol também tiveram excelentes rendimentos.
Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Ministério da Agricultura, por exemplo, esse é um dos maiores volumes de soja já exportados pelo Brasil: 14,34 mi de toneladas. Perde apenas para os quadrimestres de 2020 (14,85 milhões de tonelada); 2021 (16,11 milhões de toneladas) e maio de 2022, que teve 14,97 milhões.
Já as carnes de frango e suína tiveram recuo na exportação mensal, mas, ainda assim, devem ter ganhos expressivos ao longo deste ano.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline