desktop_noticias_topo

Último foco de gripe aviária no Brasil foi registrado há mais de 1 mês

O Brasil não registra novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade há mais de um mês, segundo o portal de informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) até o fim da tarde de segunda-feira (22).

O último foco da doença foi registrado no dia 18 de dezembro de 2023 em ave silvestre em Barra Velha, Santa Catarina.

Já foram registrados 151 focos da doença no Brasil desde 15 de maio de 2023, entre os quais 148 em animais silvestres e três em aves de subsistência.

Nenhum caso foi registrado em aves do setor produtivo e o Brasil continua sendo considerado livre da doença segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

No fim de 2023, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou uma campanha de prevenção à influenza aviária com orientações e cuidados recomendados a turistas, frequentadores de praias e moradores de áreas litorâneas.

O governo do estado do Rio Grande do Sul anunciou na segunda-feira a prorrogação do status de emergência zoosanitária no estado por mais 180 dias, como medida para manter o rigor no enfrentamento da gripe aviária.

O Rio Grande do Sul está há 41 dias sem registro de mortalidade de animais, principalmente de mamíferos aquáticos, os quais foram os últimos focos da gripe aviária no estado, segundo informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Os governos estaduais do Tocantins e Piauí também prorrogaram o status de emergência zoosanitária por 180 dias na semana passada como medida preventiva contra a doença.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Carnetec

Mostrar comentários