desktop_noticias_topo

Plantio do milho avança, mas há risco de invernada no final de janeiro

O plantio do milho primeira safra já esta sendo finalizado e 87,7% do total já semeado, de acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

No Rio Grande do Sul, a semeadura ainda não foi concluída. As áreas com plantio mais tardio tiveram melhores condições climáticas no florescimento e enchimento de grãos. Na Bahia, o plantio está quase finalizado.

No Brasil Central e no Paraná, o plantio do milho segunda safra já começou. A partir de quinta-feira (18/01), a frente fria avança em direção ao Sudeste e as chuvas reduzem no Sul, com pancadas esparsas e mais fracas, principalmente entre o norte do Rio Grande do Sul e Paraná.

No Sudeste, as chuvas voltam a ganhar força e se espalhar. A partir de sexta-feira (19/01), a tendência é que as chuvas se tornem mais generalizadas e fortes principalmente entre a Alta Mogiana Paulista, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No Centro-Oeste e nas áreas mais ao Norte do Brasil, as chuvas se tornarão mais intensas e generalizadas depois do dia 20 de janeiro. Especialmente na última semana do mês um corredor de umidade vai se intensificar sobre a metade norte do país, favorecendo a intensificação das chuvas sobre as áreas mais ao norte do Sudeste, do Centro-Oeste e interior do Matopiba.

Final do mês de janeiro: risco de invernada

A chuva será intensa e somente na última semana do mês pode chover mais de 150mm em algumas localidades. Essas chuvas podem provocar transtornos e paralisar momentaneamente as atividades no campo, mas deve favorecer a manutenção da umidade no solo para as lavouras em desenvolvimento. Neste período as temperaturas tendem a ficar mais baixas do que o normal, principalmente entre Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, sul do Piauí, sul do Maranhão e Tocantins, o que é um indicativo que há risco para períodos de invernada.

As áreas mais ao sul do país, incluindo a Região Sul, interior do de São Paulo e Mato Grosso do Sul, devem encerrar o mês com tempo mais seco e temperaturas mais elevadas. As temperaturas mais altas desta segunda quinzena de janeiro são esperadas entre o oeste do Paraná, oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Agroclima

Mostrar comentários