desktop_noticias_topo

De olho na mudança do 'ambiente de chuvas', preços de milho sobem no Brasil

O mercado brasileiro de milho apresentou uma semana de preços firmes nas principais praças de comercialização do Brasil. Segundo a SAFRAS Consultoria, a virada de ano e este início de 2024 está marcando uma mudança no ambiente das chuvas no Brasil, com uma redução dos excessos no Sul e a retomada de melhores ocorrências no Centro-Norte.

Para a soja do Mato Grosso e parte de Goiás, as chuvas chegaram tarde. Para a safrinha 24 de milho, no tempo certo. A antecipação das colheitas da soja e, agora, a umidade do solo melhorando poderão oferecer a motivação final para as decisões de plantio de safrinha, apesar da presença de um corte de área já inevitável. As chuvas precisam permanecer em janeiro e fevereiro, assim como em todo o primeiro semestre para a definição desta safrinha 24.

Enquanto isso, o mercado brasileiro tem uma situação de preços bastante firmes diante de um enxugamento regional pelo ritmo das exportações e acelerado pela falta de posicionamento em estoques por parte do mercado consumidor interno.

De acordo com a consultoria, o foco agora é a entrada da safra nova, se iniciando pelo Rio Grande do Sul e, a partir de fevereiro, no Sudeste e Paraná. Esta reação de preços provocada pela retenção das ofertas pelo produtor e a falta de estoques no consumidor é um quadro que somente terá acomodação com a entrada da safrinha 2024. Até lá, o ambiente climático sobre a safrinha ainda pesará nas decisões de comercialização e expectativas de produção.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários