desktop_noticias_topo

Gigante da pecuária, Seara utiliza energia solar em mais da metade das plantas integradas

Na Seara, o ano de 2023 foi encerrado com uma marca expressiva: 55% das granjas de produtores integrados da marca já fazem uso de energia solar em suas instalações, informou a empresa da JBS nesta semana.

O resultado é ainda mais representativo quando consideradas apenas as granjas produtoras de aves, em que a utilização atingiu 60% no fim de 2023. Em certas regiões, como Trindade do Sul (RS), a adoção de placas fotovoltaicas ultrapassou 92% das granjas; já entre as unidades fornecedoras da região de Salvador do Sul (RS), o uso bateu os 96%.

A implantação de placas fotovoltaicas nas granjas vem sendo incentivada por meio de bonificação para aqueles produtores que realizam a migração para o uso de energia solar e também pela intermediação de financiamentos para compra e instalação dos equipamentos, com juros reduzidos.

Segundo o diretor executivo de Agropecuária da Seara, José Antônio Ribas, o custo da energia elétrica participa de maneira impactante no processo de produção da integração, sendo importante a busca de alternativas para reduzi-lo. "A tecnologia fotovoltaica é uma opção que agrega competitividade à atividade, atribuindo redução de custo e aumento de margens dos produtores. Estudos mostram que o gasto com eletricidade é o terceiro maior custo em uma granja produtora de frango de corte, a transição para o modelo fotovoltaico pode representar uma economia de até 90% na conta de luz”, disse Ribas em nota.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Imprensa JBS

Mostrar comentários