desktop_noticias_topo

Brasil e México têm acordo de manutenção do comércio em caso de gripe aviária

Os governos do Brasil e do México estão preparando um plano de regionalização para evitar que o comércio de produtos avícolas entre os dois países seja interrompido completamente em caso de registro de gripe aviária em seus territórios, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura do México nesta semana.

O objetivo da medida é que as autoridades sanitárias dos dois países reconheçam regiões produtoras livres da doença e que, na presença do vírus em uma região, não seja interrompido o comércio de carne de frango e ovos entre os países.

Essa regionalização proposta permitiria blindar as zonas produtivas não afetadas pela doença, mantendo o fluxo de mercadorias para o abastecimento nacional e para exportação, segundo nota do ministério mexicano citando o chefe do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica), Javier Calderón Elizalde.

O México foi o nono principal destino das exportações de carne de frango brasileira de janeiro a novembro do ano passado, quando o Brasil enviou 172,56 mil toneladas da proteína ao país, 28,4% a mais que no mesmo período de 2022. Esse volume representou 4% do total de carne de frango exportada pelo Brasil no período, segundo dados apresentados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ao final de dezembro.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Carnetec

Mostrar comentários