desktop_noticias_topo

Azeite fraudado é apreendido em rede de supermercados do interior de SP

Após denúncia de um cliente, uma rede de supermercados da região de Bauru e Botucatu, no estado de São Paulo, foi autuada por vender azeite fraudado. 

Fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recolheram 49 garrafas de 500 ml do azeite da marca Vincenzo, do lote 19227 095, considerado ‘não conforme’ pelo Ministério.

Segundo as análises laboratoriais oficiais, o azeita não correspondia aos padrões de identidade e qualidade estabelecido no Regulamento Técnico do Azeite de Oliva.

A rede tem 15 lojas na região e o Mapa já orientou também a retirada do produto da área de venda em todas elas. A empresa agora tem prazo para apresentar a defesa e haverá o julgamento do processo administrativo pelo ministério. Os produtos irregulares foram apreendidos.

Os fiscais de Botucatu já solicitaram a relação da quantidade recebida do fornecedor e do total distribuído para as lojas. 

Segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os preços do azeite aumentaram 26,69% de janeiro a outubro de 2023. O produto apreendido em Botucatu custava R$ 39,90 a garrafa (ou R$ 37,90 para três embalagens de 500 ml).

Um dos principais motivos para o encarecimento é a questão climática. Altas temperaturas e falta de chuva impactaram a produção de azeitonas na região do mediterrâneo, que representa cerca de 90% da produção mundial. 

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Com informações do Mapa.

Mostrar comentários