Em evento no Tocantins, Lira afirma que Congresso não permitirá insegurança jurídica no campo (Assista)
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comentou sobre as dezenas de invasões a propriedades rurais realizadas de janeiro a abril deste ano, nos primeiros meses de mandato do presidente Lula (PT), e afirmou que o Congresso Nacional não permitirá a escalada da insegurança jurídica no campo.
O alagoano participava da abertura da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), ao lado do governador Wanderley Barbosa (Republicanos), quando destacou:
- No Brasil, nós temos oportunidade para tudo. Nós temos terra para tudo. A única coisa que o Congresso Nacional não vai permitir é a insegurança jurídica no campo, é invasão de terras produtivas, é a falta de segurança para que o agricultor produza com tranquilidade e gere riquezas para o nosso país - defendeu.
Wanderley Barbosa concordou com o deputado e acrescentou que há investidores que querem desenvolver projetos em Tocantins; mas que recuam das propostas porque a insegurança no campo cresceu assustadoramente nos últimos meses.
- O Tocantins é uma fronteira agrícola que está se abrindo e nós temos recebido investidores e o investidor quer segurança jurídica e segurança no campo - pontuou.
No início do mês, Lira, atendendo a pedido do ex-governador de São Paulo, João Doria, participou de evento com empresários em Nova York e reafirmou que o Congresso, hoje, luta para derrubar os decretos do Governo Federal que anulam leis previamente aprovadas pela Câmara e o Senado.
- A principal reforma que o Congresso vai ter que brigar diariamente é reforma de não deixar retroceder tudo o que já foi aprovado no Brasil - disparou.
- Um decreto, na hierarquia das leis, não pode alterar uma lei aprovada pela Câmara e pelo Senado atacando um ponto que foi discutido amplamente - acrescentou.
De acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a Frente Nacional Luta Campo Cidade (FNL) efetuaram, juntas, 56 invasões pelo país. Mas, a Gestão Lula alega que a quantidade é bem menor.
Assista:
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline