desktop_noticias_topo

Região Sudeste sob alerta de chuva nos primeiros dias de 2024

Região Sudeste sob alerta de elevado acumulado! Até 300 mm estão previstos nos primeiros dias de 2024

Uma intensa mudança de padrão acontece neste fim de ano e irá impactar fortemente o centro-norte do Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde os acumulados podem chegar aos 300 mm.

Segunda-feira

Na segunda-feira (01), o primeiro dia de 2024, uma região de cavado reforça as instabilidades sobre o Sudeste. Chuvas de até forte intensidade, que podem ocorrer de forma muito intensa, ocorrem já no início da manhã no Espírito Santo e no centro-norte de Minas Gerais. Chuvas de mais pontuais ocorrem no restante do território mineiro até o norte e oeste de São Paulo. No Rio de Janeiro até o litoral norte paulista, o tempo continua nublado com previsão de chuvas fraca ou chuvisco.

Devido aos calor e ao aumento da umidade, há elevado potencial de chuvas intensas e de tempestades severas no Sudeste nos próximos dias.

No decorrer da manhã, as chuvas continuam de moderada a forte intensidade nas mesmas regiões do Sudeste, mas passando a ocorrer também sobre o Rio de Janeiro e toda a Zona da Mata de Minas Gerais.

No período da tarde, alerta para o risco de chuvas intensas e para a possibilidade de tempestades severas no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no norte de São Paulo e em praticamente todo estado de Minas Gerais, com maior probabilidade para todo o oeste do estado e menor risco para a porção leste.

No período da noite, as chuvas intensas continuam no extremo norte paulista e sobre o estado de Minas Gerais, com elevado potencial para a porção central mineira.

Terça-feira e quarta-feira

Na terça-feira (02) e na quarta-feira (03), uma região de cavado se mantém entre Goiás, Minas Gerais, a Bahia e o Espírito Santo, evoluindo em seguida para um ciclone, que ajuda a potencializar as chuvas nesses estados. Assim, nesses dias, há alerta de chuvas muito intensas e risco de tempestades severas, com maior potencial para transtornos.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: tempo.com

Mostrar comentários