Região Sudeste sob alerta de elevado acumulado! Até 300 mm estão previstos nos primeiros dias de 2024
Uma intensa mudança de padrão acontece neste fim de ano e irá impactar fortemente o centro-norte do Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde os acumulados podem chegar aos 300 mm.
Segunda-feira
Na segunda-feira (01), o primeiro dia de 2024, uma região de cavado reforça as instabilidades sobre o Sudeste. Chuvas de até forte intensidade, que podem ocorrer de forma muito intensa, ocorrem já no início da manhã no Espírito Santo e no centro-norte de Minas Gerais. Chuvas de mais pontuais ocorrem no restante do território mineiro até o norte e oeste de São Paulo. No Rio de Janeiro até o litoral norte paulista, o tempo continua nublado com previsão de chuvas fraca ou chuvisco.
Devido aos calor e ao aumento da umidade, há elevado potencial de chuvas intensas e de tempestades severas no Sudeste nos próximos dias.
No decorrer da manhã, as chuvas continuam de moderada a forte intensidade nas mesmas regiões do Sudeste, mas passando a ocorrer também sobre o Rio de Janeiro e toda a Zona da Mata de Minas Gerais.
No período da tarde, alerta para o risco de chuvas intensas e para a possibilidade de tempestades severas no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no norte de São Paulo e em praticamente todo estado de Minas Gerais, com maior probabilidade para todo o oeste do estado e menor risco para a porção leste.
No período da noite, as chuvas intensas continuam no extremo norte paulista e sobre o estado de Minas Gerais, com elevado potencial para a porção central mineira.
Terça-feira e quarta-feira
Na terça-feira (02) e na quarta-feira (03), uma região de cavado se mantém entre Goiás, Minas Gerais, a Bahia e o Espírito Santo, evoluindo em seguida para um ciclone, que ajuda a potencializar as chuvas nesses estados. Assim, nesses dias, há alerta de chuvas muito intensas e risco de tempestades severas, com maior potencial para transtornos.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline
Fonte: tempo.com