desktop_noticias_topo

Mais de 90% dos produtores rurais utilizam aplicativo para saber a previsão do clima

Maira de Souza Regis é pesquisadora na Universidade de Brasília (UNB), e desenvolveu um estudo sobre a difusão da agricultura digital no Brasil. De acordo com o estudo, a adoção de tecnologias digitais é um caminho sem volta para o setor. Além de agregar valor à produção proporciona sustentabilidade ambiental, social e econômica aos sistemas agrícolas.

“Os produtores acreditam que a agricultura digital favorece a sustentabilidade, além de reduzir os riscos, principalmente o climático”, comenta a pesquisadora.

Segundo o estudo, os produtores rurais são mais propícios a adquirir máquinas e equipamentos com toda tecnologia embarcada. O uso de softwares e aplicativos para gestão de propriedade (80%) é maior na Região Centro-Oeste. A Região com menos uso, 41%, é o Nordeste.

A pesquisa concluiu que 96,3%, a grande maioria dos produtores utiliza algum software e aplicativos de operações bancárias via internet. Cerca de 90,74% de previsão climática, 90,71% de manejo agrícola e 70,37% para gestão de propriedades.

A nova geração de agricultores entre 20 e 30 anos, são os que mais utilizam software para manejo agrícola. As principais culturas em que a tecnologia digital está presente são os grãos, especialmente soja, milho, feijão e sorgo.

O estudo observa que a falta de internet no campo é apontada como uma barreira para a expansão da digitalização. Segundo a pesquisadora, faltam estudos sobre a intensidade de utilização das tecnologias da agricultura digital para obtenção de uma visão geral das tecnologias regionais e é preciso saber se, com a internet e máquinas e equipamentos disponíveis, os produtores teriam condições de conectar todos os processos da produção agrícola para obter informações úteis para a tomada de decisão. Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas ainda não é vertical.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Agroclima

Mostrar comentários