Rússia e Ucrânia renovam por mais 2 meses o Acordo de Grãos pelo Mar Negro


O pacto entre os dois países foi fechado em julho de 2022 e teve a intermediação da Turquia e da Organização das Nações Unidas (ONU). Mas, agora em maio, o acordo findaria e os chefes de Estado, em guerra desde fevereiro de 2022, não sabiam se ele seria renovado.

O secretário-geral da ONU, o português Antonio Guterres, comemorou a continuação do acordo por mais alguns meses, disse que se trata de "boas notícias para o mundo" e comemorou o fato da Rússia não se opor às exportações da Ucrânia de grãos e fertilizantes pelo Mar Negro.
- Esta é uma chance de ajudar a garantir a segurança alimentar global, não em palavras, mas em ações. Em primeiro lugar, para ajudar os países mais necessitados - explicou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, confirmando a prorrogação.
A movimentação de Moscou, disse Guterres, mantém a segurança alimentar do planeta sob controle, ao mesmo tempo que derruba os preços dos grãos que estavam com contratos futuros do trigo Wv1 e do milho Cv1 de Chicago muito alterados.
Depois do acordo, os valores baixaram 4%.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline