desktop_noticias_topo

Ruralistas pressionam e Lula acata "gestão compartilhada" da Conab

A Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) foi pra cima e o Governo do presidente Lula (PT) acatou fazer uma "gestão compartilhada" da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa pública federal, agora, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (que tem elos profundos com o MST e FNL) e que trata da gestão das políticas agrícolas e de abastecimento com vistas a assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado.

Os ruralistas mostraram-se preocupados com o fato de Lula ter retirado a Conab do Ministério da Agricultura e ter repassado a uma pasta recém-criada e com viés muito mais ideológico por meio da MP 1.154.

Os representantes dos produtores rurais querem preservar os direitos já adquiridos na produção das commodities brasileiras que, este ano, vai gerar um lucro de R$ 1,216 trilhão. Além do mais, a ideia é blindar a sociedade de uma possível escassez de alimentos em virtude de novas regras impostas pelo terceiro mandato de Lula.

Os ruralistas disseram que, caso não haja acordo com o Governo, estão em número suficientes para votar um destaque à MP 1.154 e devolver a Conab para o antigo Ministério. Lula, por sua vez, querendo evitar a derrota acachapante disse que topa fazer uma "gestão compartilhada" entre os dois ministérios e, assim, agradar "a Deus e o diabo".

Não ficou claro, porém, quais alterações serão feitas e quando elas serão colocadas em prática.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários