desktop_noticias_topo

Crise do leite aumenta e produtores deixam atividade

A crise que afeta produtores de leite do Brasil, há um ano e meio, pode ser mais longa e prejudicial que as anteriores, inclusive com a saída definitiva de 20 mil pecuaristas da atividade. O cálculo é feito com base em declarações de líderes e entidades do setor, de pelo menos cinco estados. 

"O caso mais grave é o do Rio Grande do Sul. “Mais de três mil criadores de animais deixaram de produzir leite”, revela Marcos Tang, presidente da Gadolando, entidade que reúne pecuaristas de todas as regiões do estado.

O secretário-executivo do Sindilat RS, Darlan Palharini, confirma a informação e acrescenta que a alta de custos de produção, com a queda do preço pago por laticínios, entre outubro e novembro, de mais de 2%, comprometem a atividade.

Entretanto, a causa principal que acelera o processo de debandada é a manutenção das importações de leite in natura e em pó da Argentina e do Uruguai em volume que passa, neste ano, de 1,2 bilhão de litros, segundo estimativa divulgada pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura), em novembro. 

O Ministério da Agricultura atendeu parcialmente a pedidos do setor, no mês passado, com um corte de 5% nas importações. Não há garantia de que o volume seja reduzido permanentemente. 

Armando Rabbers, presidente da Associação dos Criadores de Animais da Raça Holandesa,  disse que a crise “está arrasando com a atividade leiteira” no Paraná e previu que “muitos não voltarão mais a produzir leite”. 

Litro de leite a R$ 15

O deputado federal Rafael Pezenti (MDB-SC) faz uma previsão aterrorizante para o consumidor de leite.

“Se continuar assim, com a saída de produtores brasileiros da atividade, e o interesse de outros países sobre o leite do Uruguai e Argentina, logo o litro de leite custará 10 a 15 reais aqui no Brasil”, disse. 

A previsão foi feita em reunião provocada por Pezenti com deputados de seu estado e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na semana passada, para a busca de solução. Segundo Pezenti, Lira comprometeu-se a falar diretamente com o presidente Lula da Silva sobre o assunto.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários