desktop_noticias_topo

Governo confirma caso de gripe aviária em aves silvestres do Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) soltou nota, nesta segunda-feira (15), para informar que foi confirmado no Espírito Santos o vírus da influenza aviária H5N1, mais conhecida como gripe aviária.

Apesar da detecção da doença, que é altamente contagiosa, o Ministério disse que a ocorrência não deve prejudicar o comércio do Brasil com outros países e, muito menos, afetar na certificação do país como região livre da gripe aviária.

Foi o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica, no Espírito Santo, que informou à pasta sobre duas aves marinhas da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida como trinta-réis-de-bando, que haviam sido resgatadas com sintomas da doença. Uma foi localizada no município de Marataízes e outra no bairro Jardim Camburi, em Vitória, ambas no litoral capixaba.

O Serviço Veterinário Oficial (SVO) colheu as amostras e constatou o vírus.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) se posicionou sobre o caso informando que segue monitorando a situação, juntamente com a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves).

- É importante reiterar que a situação foi registrada em duas aves marinhas migratórias, e não ocorreu dentro do sistema industrial brasileiro, que segue os mais rígidos protocolos de biosseguridade. Por isso, não há qualquer mudança em relação ao abastecimento interno de produtos - esclarece a ABPA.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: @Jornaldoagroonline

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários