desktop_noticias_topo

Alteração no teor da umidade da soja será debatida na Câmara

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (CADAPR), em Brasília, aprovou nesta quarta-feira (29/11) o requerimento 155/2023, do deputado federal Sérgio Souza (MDB/PR), que prevê a realização de audiência pública para debater o percentual de umidade da soja.

O debate foi sugerido pela Aprosoja Brasil após o Ministério da Agricultura propor a redução do percentual de unidade de 14% para 13%, o que pode trazer prejuízos de R$ 6 bi aos produtores de soja de todo o país.

Conforme a justificativa do deputado, o Padrão Oficial de Classificação da Soja (grão) definido em norma do MAPA é hoje o grande referencial para os contratos de soja no território nacional e importada.

“A alteração traria grande prejuízo aos produtores pois, a menor umidade pode provocar a deterioração e elevação da incidência de patógenos, referindo-se à produção de semente, mas totalmente aplicável ao grão comercial. Além disso, quanto mais seca estiver a lavoura, maior poderá ser a deiscência, com redução acentuada na qualidade do produto”, argumenta o deputado Sérgio Souza.

A audiência pública contar com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil); da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e da Associação Brasileira das industrias de Óleos Vegetais (ABIOVE).

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Aprosoja Brasil

Mostrar comentários