desktop_noticias_topo

Meteorologia aponta chuvas no Oeste e Sul do país, até 4 de dezembro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (27), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 27/11 e 04/12, os maiores volumes de chuva estão previstos para o oeste e sul do País (tons em vermelho e rosa no mapa da figura 1).

Além disso, são previstas pancadas de chuva em áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste devido ao calor e a alta umidade. Em contrapartida, em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de tempo quente e seco (tons em branco e azul no mapa da figura 1).

Previsão para a 1ª semana (27/11/2023 a 04/12/2023):

Para a Região Norte, a previsão é de chuva em forma de pancadas, com valores maiores do que 50 milímetros (mm) no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, norte do Amapá e Tocantins, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas devido ao calor e a alta umidade. Nas demais áreas, não descartam pancadas de chuva isoladas (tons em azul no mapa).

Na Região Nordeste, o início da semana terá pancadas de chuva isoladas em áreas do Rio Grande Norte, Ceará e Paraíba, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas devido ao calor e a alta umidade. Na faixa litorânea entre Pernambuco e sul da Bahia, estão previstas chuvas pontuais, podendo chegar a 30 mm. 

No entanto, não se descartam pancadas de chuva isoladas no Maranhão, Piauí, oeste da Bahia, incluindo áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Já no interior da região, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa (áreas em branco e azul no mapa).

São previstas chuvas intensas e mais localizadas em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, triângulo e sul mineiro, além da Região Centro-Oeste, podendo superar 60 mm e serem acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Menores acumulados são previstos em áreas pontuais da Região Sudeste.

Na Região Sul, os temporais continuam no decorrer da semana devido à atuação de uma massa de ar quente e úmida, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo. Os maiores acumulados podem ultrapassar 70 mm em áreas do noroeste do Rio Grande do Sul, além de grande parte de Santa Catarina e oeste do Paraná. Para mais detalhes, confira os avisos disponibilizados no portal do Inmet.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários