Ucrânia estima que já perdeu 15% da força de trabalho no campo para a guerra


O conflito entre Ucrânia e Rússia, que fez um ano em fevereiro passado, está causando grande transtorno nas fazendas ucraniana: o número de trabalhadores tem diminuído drasticamente.
O holãndes Kees Huizinga que o diga. Já perdeu 40 de seus 350 colaboradores e viu as produções de leite e grãos cair drasticamente. Ele lamenta a perda principalmente do "cara número 2" em sua fazenda. Um mecânico experiente no conserto de máquinas agrícolas.
- Ele é muito rápido no conserto de máquinas, sabe? Se um trator quebrar, ele pode encontrar uma solução. E, agora um cara novo vai levar uma hora ou meia hora, é claro que ele terá experiência, mas levará alguns anos - explicou.
Além dele, a reclamação é feita por outros agricultores e cooperatias que veem os funcionários serem obrigados a se alistar para a guerra e não voltar mais do combate.
O impacto na agricultura da Ucrânia é imediato porque os funcionários perdidos para o conflito eram experientes na semeadura e colheita em um clima imprevisível como o do país.
O agronegócio de Kiev é muito importante para a economia do país. Cerca de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) vem da agricultura. O governo ucraniano estima que o país já perdeu 15% da sua força de trabalho na agricultura e ainda não sabe como resolver a questão.
- A situação é muito, muito tensa - lamentou Taras Vysotskiy, primeiro vice-ministro da agricultura, tentando encontrar pessoal qualificado para o setor.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: @Jornaldoagroonline
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline