Agrishow surpreende com caminhão que se transforma em máquina agrícola
Quem trabalha na agricultura sabe que, além do conhecimento no ramo, sobre o solo e o clima, investimento em defensivos agrícolas e como fazer uma lavoura regenerativa, o que mais importa para o produtor aplicar seu dinheiro é no maquinário.
Na 28ª edição do Agrishow, em Ribeirão, Preto, este ano, muitos lançamentos foram demonstrados ao agricultor. Um dos que mais chamou a atenção foi o "smart machine", uma caminhão que, literalmente, se transformava em máquina agrícola.
O protótipo foi desenvolvido pela empresa brasileira Grunner, dos irmãos Henrique e Mateus Belei. O modelo foi projetado apra distribuir corretivos e compostos orgânicos em áreas voltadas para a produção de grãos que, por sinal, é o setor que bateu recorde no Brasil na safra 2022/23.
A Grunner usou a experiência no mercado sucroenergético para formatar o equipamento destinado a cultivos como soja e milho.
A ideia de aliar carros da Mercedez Benz com projetos da Grunner é recente. Iniciou em 2018, quando os irmãos Belei, incomodados com o chamado 'pisoteio' nas linhas de cana, onde o trator, literalmente, 'pisa' na planta, resolveram adaptar um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos.
A estratégia dos agricultores funcionou tão bem que, além de aumentar a produtividade da fazenda, revelou-se fundamental para reduzir custos e combater as emissões de CO2 no processo agrícola.
Hoje, o sucesso da parceria fez com que as máquinas Grunner fossem incluídas no ranking dos 10 principais produtos da história da Mercedes. Posto conquistado em 2021.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: @Jornaldoagroonline
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline