
O calado operacional dos navios do Porto de Paranaguá (PR), em cinco berços (201, 202, 204, 209 e 211), está aumentando de 12,5 para 12,8 metros.
A ampliação foi divulgada pela Portos do Paraná, empresa pública do Governo do Estado, e está em curso por meio de um sistema de dragagem do fundo do cana.
Em média, cada metro de calado operacional significa cerca de 7 mil toneladas a mais de granéis movimentados. O ganho operacional estimado é de 2,1 mil toneladas a mais de carga, por navio. Ou seja, a principio, mais de 378 mil toneladas no ano, considerando a nova capacidade que permitirá receber mais 180 navios, neste setor do porto.
O sistema de embarque de granéis pelo Corredor de Exportação Oeste em Paranaguá foi responsável por movimentar mais de 5% de todas as cargas nos portos do Paraná, que chegaram a quase 3 milhões de toneladas, em 2023.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, disse na nota que "desde o início da atual gestão voltamos nossos olhares para o lado Oeste, que era pouco explorado e que hoje identificamos como a nova fronteira e ser explorada. Nosso objetivo é desenvolver cada vez mais essa ponta da faixa portuária para atender a demanda do mercado e gerar emprego e mais renda para a região".
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