MST se nega a acatar ordem de Lula e diz que vai intensificar ações


João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que, recentemente, foi à China à convite do presidente Lula (PT), criticou a suposta morosidade do Governo Federal em criar políticas públicas de acordo com os desejos do grupos de invasores e disse que o petista está "lento" e "medroso".
Para convencer o amigo de longa data que a reforma agrária precisa ser colocada em prática o quanto antes, Stédile adiantou que o MST vai intersificar as ações no Brasil.
Questionado sobre as mais de 30 censuras de atuais ministros do governo sobre as invasões, o ativista alegou que "certos agentes públicos se encagaçaram (sentiram medo, pavor) com a luta social, porque não estavam acostumados com isso".
- Sinceramente, eu não vi tensionamento algum. Agora, o que nós criticamos e voltamos a criticar? Que o governo está muito lento. Já perdeu muito tempo. Em cem dias, já deveria ter adotado um programa de emergência de combate à fome, com a compra de alimentos. E apenas agora estão anunciando recursos para isso - justificou.
E reacendeu o debate com mais uma "cutucada" no petismo:
- Os governos do Lula e da Dilma nunca compreenderam a natureza da agricultura brasileira. Até porque eram militantes da esquerda urbana, vamos dizer assim. Podem ter sido mal assessorados pelos intelectuais que entendiam do assunto - supôs.
Apesar do tom de ameaça, Stédile admitiu que o grupo pretende apertar o Governo Federal não exatamente invandindo terra como vinha fazendo outrora. Ele diz que sindicatos ajudarão realizando greves e que o MST fará acampamentos e marchas.
- Nós vamos pressionar. Mas vamos defender o governo Lula. [...] Ao mesmo tempo, o MST vai manter a sua autonomia, de governos, de igrejas e de partidos – por mais que legendas de esquerda torçam o nariz - finalizou.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: @Jornaldoagroonline
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline