desktop_noticias_topo

Gigante mundial de proteína bovina, empresa brasileira tem melhor colocação no índice da FAIRR Initiative

A Marfrig é a empresa de proteína bovina com melhor colocação no Coller FAIRR Protein Producer Index 2023/24, que foi divulgado na terça-feira (7) e avalia riscos e oportunidades em ESG (atuação ambiental, social e de governança corporativa, em inglês) das 60 maiores empresas globais de proteína animal e laticínios. A Marfrig conquistou o quarto lugar, sendo que os três primeiros colocados são empresas norueguesas de pescado, informou a companhia brasileira na quarta-feira (8).

"Assim como no ano passado, entre as empresas de proteína bovina do índice, a Marfrig é a única classificada como de baixo risco em sustentabilidade. A nota geral da companhia registrou avanço anual de 7 pontos percentuais: passou de 61% em 2022 para 68% neste ano", informou a empresa em comunicado.

Para elaborar o índice, que está em sua sexta edição, a FAIRR Initiative, uma rede de investidores com US$ 70 trilhões sob gestão, considera dez fatores ligados a ESG: emissões de gases de efeito estufa (GEE); desmatamento e biodiversidade; desperdício e poluição; antibióticos; condições de trabalho; bem-estar animal; segurança alimentar; uso e escassez de água; governança; e proteínas alternativas.

Pela primeira vez, a Marfrig foi avaliada pelo índice como “Best Practice” (melhor prática) nos pilares Governança da Sustentabilidade e Segurança Alimentar. Em relação a 2022, dois pilares passaram de “Medium Risk” (risco médio) para “Low Risk” (risco baixo): Antibióticos e Proteínas Alternativas. E a companhia evoluiu em 8 de 10 pilares.

“Esta edição do Coller FAIRR Protein Producer Index mostra que, mesmo com revisão da metodologia do índice, o que representa um desafio ainda maior para as empresas listadas, a Marfrig mantém a liderança entre empresas de proteína bovina”, disse Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig, no mesmo comunicado.

O executivo chama a atenção para o fato de que a cadeia produtiva bovina é bastante complexa, “o que dá uma melhor dimensão do orgulho da Marfrig ao obter esses resultados”.

O desempenho da Marfrig no índice da FAIRR reflete as conquistas já alcançadas pelo Programa Marfrig Verde+, que tem objetivo de tornar a cadeia de fornecimento da companhia mais sustentável e livre de desmatamento. Entre os resultados estão as taxas de rastreabilidade de 82% de fornecedores indiretos da Amazônia e de 71% dos indiretos do Cerrado. Outro destaque é a reinclusão de mais de 3 mil pecuaristas como fornecedores após adequações socioambientais.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Carnetec

Mostrar comentários