desktop_noticias_topo

Comissão aprova convite ao ministro para explicar questões de prova contra o Agro

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (CAPADR) aprovou o requerimento de convite (REQ 152/2023) ao Ministro da Educação, Camilo Santana, a fim de esclarecer o tratamento dado ao agronegócio nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O posicionamento se refere a pelo menos duas questões do primeiro dia do exame, aplicado no último domingo, que, de acordo com os membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), estariam promovendo uma visão negativa e distorcida do setor agropecuário. Caso ele não comparecer como convidado será convocado pela comissão.

As questões que geraram a controvérsia abordam temas relacionados à Amazônia e ao cerrado brasileiro, considerados pela Bancada como ideológicas. Os onze parlamentares da FPA que subscreveram o requerimento buscam esclarecimentos do Ministro da Educação sobre as referências bibliográficas utilizadas nessas questões e manifestaram preocupação com uma possível “politização da prova” e “discriminação do setor agropecuário”.

“Jogar o agro contra o país é uma vergonha, um esculacho. Ao invés de valorizar e enaltecer, o governo faz, através do Enem, uma orientação ideológica contra o avanço do setor no Brasil,” disse Evair de Melo (PP-ES).
“O Enem, como um dos principais instrumentos de avaliação do conhecimento no país, deve buscar a imparcialidade e a objetividade em suas questões. Portanto, é inaceitável que o setor agropecuário seja alvo de críticas infundadas, que podem desinformar e estigmatizar a população, distorcendo a realidade e desvalorizando o trabalho árduo dos agricultores e pecuaristas,” completou a deputada Coronel Fernanda (PL-MT).

A Frente Parlamentar da Agropecuária emitiu uma nota na segunda-feira (6), solicitando a anulação das questões que não consideram ter critérios científicos adequados.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários