Os cafeicultores que participam da 2ª edição do “Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados” da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) têm recebido propostas de comercialização dos seus produtos durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).
Iniciado em 8 de novembro, até esta sexta (10), os cafés previamente selecionados participaram de sessões de degustação no estande da CNA/Faemg/Senar na feira. Foram selecionadas 102 amostras dos estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.
As amostras foram divididas nas categorias cafés super especiais (acima de 85 pontos SCA), orgânicos, cafés femininos, certificados, de variedades raras e exóticas, da agricultura familiar, com Indicação Geográfica, produzidos por jovens, com práticas sustentáveis e pós-colheita diferenciada.
“Esse projeto é muito importante para os produtores e produtores de cafés diferenciados, pois possibilita mostrar os atributos sensoriais de qualidade do produto e também valorizar o cafeicultor que está envolvido no produtivo”, afirmou a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda.
Segundo Raquel, todos os atributos dos cafés são desejados por compradores tanto do Brasil, como do mercado internacional.
"Os compradores estão surpresos com os perfis e atributos de agregação de valor dos cafés e os produtores estão satisfeitos com as ofertas e propostas de comercialização”.
A barista de Minas Gerais Helga Andrade destacou que a seleção dos cafés foi muito criteriosa, com foco nos diferencias que vão além da pontuação.
“Estou muito impressionada com a qualidade dos cafés, a diversidade de sabores, variedades e processos”, disse.
De acordo com Helga, os compradores têm se interessado não só nas notas dos cafés dadas pelos degustadores e nas questões sensoriais, mas também nas histórias dos produtos e do valor agregado. “Esses diferenciais estão despertando o interesse e desejo dos compradores”.
Para o produtor Wanderlei Barbosa de Manhuaçu (MG) a iniciativa é uma forma única de conectar os cafeicultores ao mercado.
“Graças a esse projeto da CNA é que conseguimos nos conectar e ter a oportunidade de apresentar o nosso produto para tentar fugir do mercado de commodities”.
O Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
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Fonte: CNA