desktop_noticias_topo

SP lança a última campanha contra a Febre Aftosa

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, lançou a última campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. 

O estado é o maior exportador de carne bovina do Brasil. 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou que São Paulo se tornará zona livre de febre aftosa após novembro, quando será a última etapa de vacinação contra a doença. O feito é uma conquista para todos os paulistas.

Na última campanha de vacinação da Aftosa em maio de 2023 foram imunizados contra a doença 11.025.252 (onze milhões, vinte e cinco mil e duzentos e cinquenta e dois), atingindo 99,99%.

De acordo com o documento, a partir de 1º maio de 2024, animais com origem em zonas livres com vacinação, caso de Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro e parte do Amazonas, não podem ingressar nos Estados que já suspenderam a vacinação.

Isso será necessário porque o pleito para o reconhecimento internacional de zona livre sem vacinação está previsto para ser apresentado à Organização Mundial de Saúde Animal em agosto de 2024. A previsão de finalização da avaliação será em maio de 2025, cumprindo, então, o prazo de 12 meses sem o uso do imunizante e sem ingresso de animais vacinados nas áreas, conforme definições do Código Sanitário de Animais Terrestres daquele Organismo Internacional.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários